01 - O Mundo da Língua Árabe
عالَمُ اللُغَةِ العَرَبيَّة
O Mundo da Língua Árabe

A língua árabe é uma língua do ramo semita da família afro-asiática. Língua oficial de: Argélia, Bahrein, Comoros, Chade, Djibuti, Egito, Eritréia, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Omã, Palestina, Qatar, Saara Ocidental, Arábia Saudita, Somália, Sudão, Síria, Tunísia, Emirados Árabes Unidos, Iêmen; Língua nacional de: Mali, Senegal. Organismos internacionais: Nações Unidas, Liga Árabe, Organização da Conferência Islâmica, União Africana.
اللُغَةُ العَرَبيَّةُ الفُصْحَى
O árabe padrão moderno ou clássico

As expressões árabe e árabe clássico referem-se, em geral, à al-lughatu-l-3rabīīatu-l-fuSHā اللُغَةُ العَرَبيَّةُ الفُصْحَى (literalmente, a língua árabe pura) — que é, de acordo com os falantes do árabe, tanto a língua dos meios de comunicação modernos no Norte da África e Oriente Médio (de Marrocos até o Iraque), quanto a língua do Alcorão. Engloba não apenas a televisão, rádio, jornais e revistas, mas também toda a matéria impressa, inclusive todos os livros, e documentos de qualquer espécie.
O termo árabe padrão moderno é algumas vezes usado no Ocidente para se referir à linguagem atual, em oposição à da literatura clássica; os árabes não fazem essa distinção, considerando ambas idênticas. A palavra "árabe" também se refere aos vários dialetos nacionais e regionais, derivados do árabe clássico, falados atualmente no Norte da África e no Oriente Médio, e que por vezes diferem uns dos outros a ponto de se tornarem incompreensíveis entre si. Em geral, estes dialetos não são escritos, apesar de muitos deles possuírem certa quantidade de literatura (particularmente músicas e poesia) produzida especialmente no Líbano e no Egito.