A Metodologia
Sobre a Metodologia
Perguntas Frequentes
1. Qual é o conteúdo programático do primeiro módulo?
Trata-se de uma rica seleção de ferramentas da comunicação que possibilitam de fato o desenvolvimento imediato da fluência da conversação no decorrer de cada atividade programada. O primeiro módulo, denominado ‘estrutural’ ou 'padrão', visa assegurar a absorção e automatização das estruturas essenciais da língua, o vocabulário geral, e as expressões usuais. O conteúdo se divide em 24 unidades estrategicamente preparadas para o máximo aproveitamento do tempo de aula.
2. Qual é a abrangência desse conteúdo instrucional?
Cada módulo é composto por um material bastante denso e que contém o mais abrangente conjunto de recursos para a comunicação geral. A prática em aula desenvolve todo o conteúdo gradualmente distribuído em 24 unidades. A estratégia da prática intensiva e do envolvimento num processo dinâmico e sequencial de ouvir e falar, complementado por exercícios de ler e escrever, faz com que cada minuto na aula seja totalmente assimilado. O conteúdo representa um volume equivalente a quatro vezes mais do que qualquer outro curso regular.
3. Por que o primeiro módulo é denominado de ‘estrutural’ ou ‘padrão’?
Esse módulo é assim definido porque é o único programa da série "Mastering Foreign Languages" que não está classificado no nível avançado, diferentemente dos módulos posteriores. Seu conteúdo inicia com disciplinas de nível básico, mas avança rapidamente através do nível intermediário, de onde se atinge o estágio avançado no menor tempo possível.
4. O método requer algum conhecimento prévio do idioma?
Não necessariamente! Qualquer pessoa, mesmo sem nenhum conhecimento de idioma, poderá acompanhar o processo passo a passo. Na verdade, o programa começa com o que é mais básico para se aprender um idioma. Quem ainda não conhece o programa pode aprender e praticá-lo com naturalidade e segurança, preparando-se gradativamente para as próximas etapas.
5. Como se mantém a motivação e o interesse de pessoas mais experientes ao passar por essas atividades elementares do início do primeiro módulo?
As pessoas mais experientes têm a oportunidade de revisar os tópicos essenciais inseridos nessas atividades e de garantir uma base segura para o desenvolvimento. A metodologia visa a prática e a automatização das estruturas dentro de uma dinâmica envolvente com foco na comunicação. As pessoas mais experientes percebem logo que "tudo o que já sabiam antes" e que não lhes havia trazido a fluência desejada, cede espaço a um ambiente de comunicação natural e espontânea. Exercita-se a comunicação com base na língua gramatical e se desestimula o uso de vícios de linguagem, afetações e regionalismos.
6. Qual a importância dessas práticas dinâmicas, bem como os exercícios dos padrões, uma espécie de 'terapia da linguagem', no desenvolvimento da fluência e do domínio total da linguagem?
Essas práticas permitem uma automação rápida e consciente dos padrões e levam as pessoas a aprimorar e redefinir sua comunicação geral. Normalmente as pessoas relatam, como resultado dessas práticas, que também percebem significativa melhora de desempenho em sua língua materna, expressando-se de maneira mais objetiva em suas interações sociais e de trabalho, reuniões, apresentações, negociações, etc.
7. O que se pode obter como resultado concreto dessa metodologia?
O resultado concreto e imediato é o desenvolvimento das habilidades de ouvir, falar, ler e escrever na língua sendo praticada. No núcleo do processo se concentra a dinâmica do ouvir e falar, pois, a ‘fluência da conversação é o principal objetivo’. Dai, o aluno se motiva e se fortalece para os estágios mais avançados, à medida que percebe que, no decorrer das sessões de prática de conversação, passa a raciocinar diretamente na língua em treinamento e deixa de usar a língua-mãe como referência.
8. A pessoa não corre o risco de esquecer o que aprende em aula, sendo que o método não inclui trabalhos para casa?
No processo de aquisição das habilidades da linguagem está comprovado que quanto mais dinâmicas forem as atividades em aula melhor se assimila e automatiza o que se pratica. Neste caso, não há necessidade de tarefas para casa, mesmo porque as pessoas para os quais os programas são elaborados são muito ocupadas e raramente têm tempo disponível. Orienta-se, porém, que, na medida do possível, as pessoas revisem a lição feita antes da próxima.
9. O que garante que as pessoas compareçam regular e fielmente às aulas, mesmo quando a agenda de atividades em sua empresa ou escritório estiver sobrecarregada?
O método e a estratégia adotados tornam as práticas intensivas de conversação fáceis, interessantes e agradáveis, principalmente, à medida que as próprias pessoas se auto-avaliam pelo desempenho obtido e comprovam ser alto seu grau de aproveitamento, geralmente muito além do esperado. Por isso, é bastante comum que muitas pessoas, após concluírem os dois primeiros níveis de conversação geral, permaneçam ainda fazendo vários outros programas de aprimoramento. Ocorre também com frequência que certas pessoas trazem matérias profissionais de seu interesse, ou solicitam o desenvolvimento de programas adicionais com ênfase em terminologias especializadas.